Regulamento
“VII Amarante Christmas Trail”
Atenção: Todos
os atletas inscritos devem permanecer atentos ao site e facebook da prova, onde
serão colocados todos os avisos oportunos que sirvam de complemento a este
regulamento.
Se se
justificar a organização procederá a ajustes no presente regulamento.
1. Condições de participação
1.1. Enquadramento/Idade participação
O “VII
Amarante Christmas Trail” é uma prova que percorre trilhos, caminhos rurais e
estradões florestais do concelho de Amarante, percorrendo vertentes do Marão, Aboadela
e Marãozinho, terminando no centro histórico da Cidade.
O Trail Longo e Trail Curto estão abertos a maiores de idade (18 anos) e o Mini-Trail/Caminhada é aberta a maiores de 16 anos.
1.2. Inscrição regularizada
A
inscrição será feita através do link no site adatrailrunning.org para a
plataforma https://www.prozis.com/pt/pt/eventos-desportivos, não sendo
necessário enviar comprovativo de pagamento para a organização.
Aquando do
levantamento do dorsal é necessário levar documento de identificação referente
à inscrição.
1.3. Condições físicas
Para
participar é indispensável:
- Estar
consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e
do desnível positivo e negativo das mesmas e de se encontrar adequadamente
preparado fisicamente e mentalmente.
- De ter
adquirido, antes do evento, capacidades reais de autonomia em montanha que
permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de provas.
- Conseguir
enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas tais
como nevoeiro, chuva, gelo e neve.
- Saber
gerir os problemas físicos e mentais decorrentes de fadiga extrema, problemas
digestivos, dores musculares e articulares, pequenas lesões, etc;
- Estar
consciente que o trabalho da organização não é o de ajudar o corredor a gerir
os seus problemas.
1.4. Definição possibilidade de ajuda externa
Aos participantes é possível assistência pessoal, dada apenas por uma pessoa e somente autorizada nos 100 metros que antecedem a entrada e saída nos postos de controlo/abastecimento, desde que não interfira com os outros participantes.
1.5. Colocação dorsal/chip de cronometragem
O dorsal
do atleta é pessoal e intransmissível e deve ser usado de forma bem visível e
de preferência à altura do peito. Não é permitida qualquer alteração do dorsal
sob pena de desclassificação.
1.6. Regras de conduta desportiva
O
comportamento inadequado ou o recurso de linguagem ofensiva, como recurso a
agressão verbal ou de qualquer espécie, em todas as modalidades, serão alvo de
advertência, expulsão ou desqualificação.
2. Prova
2.1. Apresentação da prova (s) / Organização
O “VII Amarante Christmas Trail” é
organizado pela Associação Desportiva de Amarante, através da sua secção de
Trail Running.
O “VII
Amarante Christmas Trail” será realizado no dia 16 de Dezembro de 2018.
O “VII
Amarante Christmas Trail” será constituído por 3 eventos:
·
Trail Longo com a distância aproximada de
30km.
·
Trail Curto com a distância aproximada de
19km.
·
Mini-Trail/Caminhada com a distância
aproximada de 12 km.
(A
organização reserva o direito de alterar as distâncias e o acumulado, num
máximo de 10%)
2.2. Programa/Horário
“VII
Amarante Christmas Trail”, 16 de Dezembro de 2018
Dia 15 de Dezembro (Sábado):
15h00 - Abertura do Secretariado
20h00 - Encerramento do Secretariado
Dia 16 de Dezembro (Domingo):
7h00 - Abertura do Secretariado
8h00 - Início dos Transportes
9h00 - Partida Trail Longo 30 Km
9h30 - Partida Mini-Trail 12 Km
10h30 - Partida Trail Curto 19 Km
10h40 - Chegada prevista primeiros atletas
15h00 - Cerimónia Entrega de Prémios
15h00 - Fecho da Meta
15h00 - Abertura do Secretariado
20h00 - Encerramento do Secretariado
Dia 16 de Dezembro (Domingo):
7h00 - Abertura do Secretariado
8h00 - Início dos Transportes
9h00 - Partida Trail Longo 30 Km
9h30 - Partida Mini-Trail 12 Km
10h30 - Partida Trail Curto 19 Km
10h40 - Chegada prevista primeiros atletas
15h00 - Cerimónia Entrega de Prémios
15h00 - Fecho da Meta
2.3. Distância / Altimetria
O Trail
Longo terá a distância aproximada de 30km e cerca de 1400mD+/1600D-.
O Trail
Curto terá a distância aproximada de 19km e cerca de 800mD+/1000D-.
O
Mini-Trail/Caminhada terá uma distância aproximada de 12 km e cerca de 400mD+/600D-.
(A
organização reserva o direito de alterar as distâncias e o acumulado, num
máximo de 10%)
2.4. Mapa / Perfil Altimétrico / Descrição do Percurso
2.5. Tempo Limite
Os atletas
podem fazer o percurso a correr ou a caminhar desde que não ultrapassem o tempo
limite que será de 6 horas na prova
de 30 Km e as 4 horas nas restantes
provas.
A Barreira Horária será controlada no abastecimento de Gondar e será às 13h30.
A Barreira Horária será controlada no abastecimento de Gondar e será às 13h30.
Ultrapassando
o tempo de passagem limite, os atletas deverão afastar-se, pois nem a
organização nem os serviços de assistência podem garantir a sua segurança,
podendo “os corredores vassouras” levantarem as fitas de marcação do percurso
após o tempo limite.
Se a
organização entender afastar um atleta devido ao seu estado de saúde este assim
o deve fazer, de modo a garantir o seu bem-estar.
2.6. Metodologia de controlo de tempos
Cronometragem
com recurso a Chip.
2.7. Postos de controlo
Surpresa
2.8. Locais de abastecimento
2.9. Material Recomendado
Todos os
participantes nas provas deverão ter em atenção que, pela dureza da prova e
dificuldades acrescidas pelas condições atmosféricas que se poderão verificar,
é recomendado/aconselhável que se façam acompanhar do seguinte material:
- Manta de
sobrevivência;
- Apito;
-
Corta-vento ou Impermeável;
-
Telemóvel;
-
Reservatório para líquidos.
O material
acima mencionado é fortemente recomendado, especialmente no caso do Trail Longo
que atinge altitudes próximas dos 1000 metros.
2.10. Informação sobre passagem de locais com tráfego
rodoviário
A prova
decorre em regime "open-road", pelo que os participantes devem
cumprir as regras de trânsito na cidade e estradas de uso público, devendo
ainda respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem
de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.
2.11.Penalizações / desclassificações
INFRAÇÃO
|
SANÇÃO
|
Falta de assistência
a outro atleta em dificuldades
|
Desclassificação da prova
|
Abandonar a prova
sem avisar a organização
|
Desclassificação da prova
|
Troca de dorsal
entre atletas
|
Desclassificação da prova
|
Agressão ou insulto
a elementos da organização ou atletas
|
Desclassificação da prova e proibição de inscrição nos eventos da ADA
|
Retirar sinalização
do percurso
|
Desclassificação da prova e proibição de inscrição nos eventos da ADA
|
Desobedecer às
medidas de segurança indicadas por elementos da organização/voluntários
|
Desclassificação da prova
|
Exceder o tempo
limite nos postos de controlo/meta
|
Desclassificação da prova
|
Falhar um dos postos
de controlo
|
Desclassificação da prova
|
Atirar lixo para o
chão
|
Desclassificação da prova
|
Receber ajuda externa
|
Desclassificação da prova
|
Peitoral não visível
|
Desclassificação da prova
|
2.12. Seguro desportivo
A organização dispõe dos seguros obrigatórios, conforme Decreto-Lei próprio, estando o seu prémio incluído no valor da inscrição.
O pagamento da franquia do seguro, em caso de
acidente, é da exclusiva responsabilidade dos atletas.
Em caso de
acidente, o participante deverá contactar a organização com a maior brevidade
possível, pelo que a organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não
tomou conhecimento em tempo oportuno para activar o seguro.
3. Inscrições
3.1. Processo inscrição
As
inscrições terão que ser efectuadas online através do link disponível
no site: adatrailrunning.org e em https://www.prozis.com/pt/pt/eventos-desportivos
3.2. Valores e período de inscrição
Do valor das inscrições no Trail Curto e Trail Longo reverte 1 euro para os Bombeiros Voluntários de Amarante.
1ª Fase de
Inscrições – até 14 de Outubro:
Trail
Longo 30 Km - 15 euros
Trail
Curto 19 Km -12.5 euros
Mini-Trail/Caminhada
- 12 km - 9 euros
2ª Fase de
Inscrições – de 14 de Outubro a 30 de Novembro:
Trail
Longo 30 Km - 17 euros
Trail
Curto 19 Km -14 euros
Mini-Trail/Caminhada
- 12 km - 10 euros
3ª Fase de
Inscrições – de 1 de Dezembro a dia 4 de Dezembro:
Trail
Longo 30 Km - 20 euros
Trail
Curto 19 Km -17 euros
Mini-Trail/Caminhada
- 12 km - 12 euros
3.2.1 Lotação
1200 vagas
Merchandising
do evento (opcional)
Buff do evento – 2,5 euros
3.3. Condições de devolução do valor de inscrição
Em momento
nenhum o valor da inscrição será devolvido caso o atleta desista da prova, a
qualquer tempo.
Em caso de
desistência, somente serão permitidas as transferências de inscrição para outro
atleta, que devem ser efectuadas no prazo máximo de 15 dias de
antecedência à realização da prova.
Outros
motivos poderão ser válidos após análise individual dos casos/motivos sendo
retido 25% do valor.
3.4. Material incluído com a inscrição
- Dorsal;
- T-shirt
da prova;
-
Cronometragem;
- Seguro
de acidentes pessoais;
-
Transporte para o local das partidas;
-
Transporte para o local da meta em caso de desistência;
-
Abastecimentos;
- Banhos;
- Prémio
Finisher;
- Outros
brindes que a organização consiga angariar.
3.5. Prémios
Trail Longo 30 km
Geral
Masculino/Feminino
1º Troféu
2º Troféu
3º Troféu
Escalões
(Seniores (18 -39) M/F; Veteranos (+40) M/F; Veteranos (+50) M/F)
1º Troféu
2º Troféu
3º Troféu
Equipas
1ª Troféu
2ª Troféu
3ª Troféu
Trail Curto 19 km
Geral
Masculino/Feminino
1º Troféu
2º Troféu
3º Troféu
Escalões
(Seniores (18 -39) M/F; Veteranos (+40) M/F; Veteranos (+50) M/F)
1º Troféu
2º Troféu
3º Troféu
Equipas
1ª Troféu
2ª Troféu
3ª Troféu
Mini-Trail/Caminhada
– 12 km
Geral
Masculino/Feminino
1º Troféu
2º Troféu
3º Troféu
Equipas
1ª Troféu
Definição
de equipa para fins classificativos: Soma de tempos dos 3 primeiros elementos
da mesma equipa independentemente do género. Para a classificação por equipa a
organização considera os nomes de equipa exactamente iguais.
Troféu para a equipa mais numerosa.
3.6. Secretariado da prova/horários e local
4. Categorias e Prémios
4.1.
Definição data, local e hora de entrega de prémios
A Cerimónia de entrega de prémios decorrerá junto à Meta pelas 15h00 do dia 16 de Dezembro.
A Cerimónia de entrega de prémios decorrerá junto à Meta pelas 15h00 do dia 16 de Dezembro.
Todos
os prémios serão entregues no decorrer da cerimónia de entrega de prémios.
Nenhum prémio será entregue posteriormente ou enviado pelo correio.
4.2. Definição das categorias etárias/ sexo / individuais
e equipas
Masculinos:
Seniores –
18 a 39 anos
Veteranos
– mais de 40 anos
Veteranos
– mais de 50 anos
Femininos:
Seniores –
18 a 39 anos
Veteranos
– mais de 40 anos
Veteranos
– mais de 50 anos
Nota: as
idades acima indicadas dizem respeito ao dia da competição.
5. Informações
5.1. Como chegar
Do Porto:
Seguir a A4 em direcção a Vila Real, sair na saída 17 (Amarante Este)
De Vila
Real: Seguir o IP4 em direcção ao Porto, sair na saída 17 (Amarante Este)
De Braga:
Seguir pela A11 em direcção a Felgueiras, convergir com a A4 em direcção a Vila
Real, sair na saída 17 (Amarante Este)
6. Marcação e controles
O percurso
estará marcado com fitas e bandeiras com a indicação A.D.Amarante sendo obrigatória a
passagem pelos controlos estabelecidos.
7. Responsabilidade ambiental
O atleta é
o único responsável pelo transporte de todos os invólucros e resíduos naturais
(mesmo que biodegradáveis), ou não naturais, provenientes de géis, barras e/ou
outros. Deverá depositar os resíduos no abastecimento mais próximo, ou
transportá-lo até à linha da meta.
8. Direitos de imagem
A
aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante
autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua
participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a
organização possa utilizar a imagem do atleta para a promoção e difusão da
prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia,
internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos
à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem
direito, por parte do atleta, a receber qualquer compensação económica.
9. Protecção de Dados
Os dados
dos atletas indicados no formulário de inscrição serão registados pela entidade
organizadora para efeitos de processamento no evento, sendo publicados
nomeadamente na lista de inscritos. Serão também registados para divulgação
futura de eventos da Associação Desportiva de Amarante. Todos os participantes
podem exercer o seu direito de acesso, rectificação ou anulação dos seus dados
pessoais, enviando um e-mail para ada@ada-amarante.com.
10. Apoio e emergência
Haverá
equipas de apoio, socorro e emergência para prestar os cuidados aos
participantes que deles necessitem.
11. Casos omissos
Os casos
omissos deste regulamento, serão resolvidos pela Organização, de cujas decisões
não haverá recurso.
12. Diversos
Os
participantes ficam obrigados a auxiliar os acidentados.
A
organização reserva-se o direito a realizar as modificações que considere
necessárias dependendo das diferentes condições encontradas no dia do evento,
assim como à suspensão da prova se as condições não permitirem o seu desenvolvimento
em segurança.
Este
regulamento ainda pode ser alterado de modo a que fique mais completa a
informação.